Equilibrio Osmótico

A água é a única molécula que consegue se difundir livremente através da membrana celular, movendo-se a favor de um gradiente de concentração, ou de uma solução mais diluída para uma solução menos diluída. Portanto, denomina-se equilíbrio osmótico a distribuição uniforme da água em compartimentos diferentes separados por uma membrana semipermeável e osmose a passagem da água por uma membrana semipermeável a favor de uma gradiente de concentração.
Como a água difunde-se através da membrana em direção de um meio de maior concentração de solutos, a carga que seria necessária para interromper a passagem dela de um meio para o outro é denominada de pressão osmótica.
Outro termo que pode ser utilizado, além da osmolaridade, é a osmolalidade. O primeiro mede somente a concentração de solutos de uma solução, já o segundo avalia tanto a concentração de solutos como a de solventes de uma determinada solução.
Se podemos, portanto, medir a osmolaridade de uma determinada solução, podemos também saber se, em duas soluções separadas por uma membrana, a água irá se difundir por osmose.
Dessa forma podemos dizer que duas soluções são isosmóticas se tiverem o mesmo número de solutos. Se uma solução tiver maior concentração de solutos do que outra, será hiperosmótica, se tiver menor concentração de solventes hiposmótica.
Outra forma de classificarmos uma solução é segundo sua tonicidade, em que se compara a concentração de solutos da solução em relação a uma célula colocada nela. Ela pode ser isotônicas se as concentrações de solutos da célula e da solução forem iguais. Dessa forma, a célula irá continuar do mesmo tamanho. Também pode ser hipotônica, ou seja, a concentração de solutos na solução é menor do que na célula. Dessa forma, a célula irá inchar, ganhando água. Pode ser ainda hipertônica em relação a célula. Nesse caso, a célula ira perder água, diminuindo seu tamanho, para equilibrar o meio externo, que é mais concentrado em relação ao meio intracelular.
Em solução hipertônica, o eritrócito irá diminuir, perdendo água para o meio; em uma solução isotônica, nada irá acontecer, já que a concentração de solutos é igual no meio intra  e extracelular; em uma solução hipotônica, a célula irá aumentar, ganhando água; e, em uma solução muito hipotônica, a membrana da célula irá se romper por ganhar muita água.

Comentários

  1. Olá!Obrigada por escrever tal conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. e como as células evitam que a pressão osmótica se eleve a ponto de prejudicar o seu equilíbrio celular?

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus. A pressão osmótica é responsável por manter o equilíbrio hidrostático. Ela mantém o equilíbrio osmótico.

    ResponderExcluir
  5. Meu professor fazia parecer que soluções hipotonicas e hipertonicas referiam-se a quantidade de água na célula e fora dela, mas agora sei que referem-se à quantidade de soluto. Por isso estranhava a água ir para os locais de mais concentração.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS

ÁCIDOS NUCLEICOS - DNA e RNA